DIA DE CAMPO DA ESCOLA ESTADUAL JARAGUÁ




Prefeitura de Água Boa e EMPAER participam de Dia de Campo na Escola Estadual Jaraguá.


No dia 25/05 foi realizado o Dia de Campo pela E.E. Jaraguá acompanhado pela vice-prefeita e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Turismo Rejane Schneider Garcia, juntamente com o Secretário Adjunto de Agricultura Familiar Otacílio Barbosa, Extensionista Rural da EMPAER-MT, Alison Lorenzo e demais convidados.

Na ocasião os convidados puderam visitar os Setores Produtivos da escola onde os alunos do Curso Técnico em Agroecologia explicaram sobre as atividades desenvolvida em cada setor produtivo e as demais ações desenvolvidas ao decorrer do curso.

De acordo com o diretor Higor dos Santos Ângelo esta é uma ação realizada em conjunto da Prefeitura de Água Boa, para amostragem da escola e vivência dos alunos.

Os alunos apresentaram sobre a criação das aves, suínos, gado, pastagem, campo experimental de café, que foi desenvolvido em conjunto com a EMPAER e diversos tipos de cultivares.

A aluna Flavia Almeida Faoro que cursa o terceiro ano do Curso Técnico em Agroecologia apresentou a horta mandala. De acordo com a mesma, a horta foi reformulada e ampliada onde contará com um galinheiro no centro e em ao seu redor, no qual tornará a horta sustentável e autossuficiente. ‘’ Estou gostando bastante de realizar desse curso por se tratar de uma experiência diferente do que estamos acostumados ‘’ enfatizou.

A escola conta com um viveiro amplo, onde são cultivados alface, couve, frutas e diversas mudas de hortaliças.

O campo experimental conta com plantas

em fase de florescimento. No local os alunos apresentaram o café em suas três fases antes da torrefação sendo eles o fruto maduro, seco e sem cascas, pronto para ser torrado.

‘’ A gestão do Prefeito Dr. Mariano através da Secretária de Desenvolvimento Econômico da Secretária Adjunta de Agricultura Familiar somos grandes parceiros aqui da Escola Estadual Jaraguá, porque entendemos a importância que a escola representa e faz para o interior de nosso município. Nós contribuímos com a escola na questão de máquinas, criação de viveiros como é o caso do Capiaçú, que já está beneficiando os pequenos produtores, e na realização de experimentos voltados para a agricultura ‘’, pontuou a vice-prefeita e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo Rejane Schneider Garcia.

Os alunos Kauã Vitor Mota Carvalho E Victor Luiz Fernandes Novaes, integrantes das mídias digitas da escola, onde realizam as publicação nas redes sociais mostrando o dia a dia dos alunos.

EMPAER também é uma parceira da E.E. Jaraguá, tendo realizado alguns campos demonstrativos com café e mandioca, já tendo programado outras instalações com banana e batata doce ‘’ É uma parceria muito importante, pois aqui temos o futuro do país com a formação desses futuros profissionais, onde eles fazem na prática o que eles vão trabalhar no futuro ‘’ concluiu o Extensionista Rural Alison Lorenzo.

No Dia de Campo os alunos tiveram uma palestra com representantes da Tortuga sobre a nutrição animal com ênfase em nutrição bovina.








3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo